sexta-feira, 21 de setembro de 2012

volta curta

Ontem estive a ler um artigo que falava na importancia do descanso para a recuperação muscular. Eu sei que corro muitos kms por mês mas o meu ritmo tambem não é de competição. Eu gosto é de sair e apanhar vento... seja a pé ou de bicicleta ! Mas hoje a pensar nisso e sabendo que é a verdade ,(a consciencia começou a morder) fui dar uma volta mais curta sempre em alcatrão até Mogofores, Espairo , Curia e regresso a casa.
Isto é mesmo um vicio. Eu faço isto quase todos os dias desde há 14 anos e continuo a sentir-me bem... não sei se algum dia vou parar , mas espero que não. E nunca será por falta de tempo, pois meia hora toda a gente tem por dia , mesmo os mais ocupados.
Ainda hoje quando fui ao ciclo buscar o catraio encontrei na saida um professor que corria tambem...fiz com ele algumas meias maratonas ! Chamei-o... - oh atleta... ele viu-me, e disse: já não corro desde 2009, por falta de tempo... mas depois rematou : mentira , sei que são desculpas para não correr...
Fiquei a pensar nisso
Nunca segui programas de treinos , e as provas que fiz sempre foi sem objectivos especificos. Apenas terminar bem , e satisfeito comigo próprio. Aquele espirito de competição existe mesmo que a gente não queira , mas no meu caso não é contra ninguem... é comigo mesmo. E é assim que eu gosto e é assim que eu quero continuar...


Data Distância (km) Tempo Ritmo Médio (min/km) Vel. Média (km/h) Escalada (m) Calorias

21-09-2012 18:22** 7,45** 0:35:10** 4:43** 12,7 **+92,0 / -88,0 **618

Quando cheguei a casa fiz 15 minutos de remo para completar :)


4 comentários:

  1. Eu também penso assim, o competir comigo própria. O livro que acabei de ler agora diz mesmo que a corrida é um desporto em que nos podemos "dar ao luxo" de ser egoistas e só pensarmos em nós próprios.
    No entanto, recorro a planos de treino (como neste caso da 1/2 maratona) por me faltar a experiência e não querer lesionar-me ao abusar. Mas acho que com o passar do tempo e começando a conhecer os nossos limites se pode fazer uma corrida mais intuitiva, que são as melhores! :)

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá menina . Eu sei que um plano de treino tem toda a importancia. Mas eu não me estou a ver a fazer séries de 400 m. para ganhar potencia. Isto talvez por a maior parte das vezes treinar sozinho. E pensando bem, 5 ou 10 séries rebentam com uma pessoa. Mas claro, no fim aparecem os resultados...
      Fica bem!

      Eliminar
  2. Séries? Para citar alguém: "eu não uso disso"! eheh :) Pelo menos até agora nunca o fiz. Já fiz treino intervalado para as provas de 10km... penso que não é o mesmo, mas ainda não domino bem o léxico desportivo.
    Eu só tenho duas velocidades: devagar e devagarinho. :)

    ResponderEliminar
  3. Cada pessoa é diferente. Temos de fazer os treinos de acordo com a nossa capacidade e tirar o maior prazer disso.
    Quem quiser ter resultados dignos desse nome, então tem de optar por outra via, e não é só treinar! É alimentação, descanso e condições de treino e muito método.
    Mas como eu apenas quero sair, apanhar sol, chuva , cumprir as provas a que me proponho e ter prazer nisso, então para mim é o suficiente.
    Por isso não te preocupes se corres devagar ou depressa. Vais ver a alegria que sentirás quando estiveres a menos de um km da meta do domingo. É essa a alegria que eu sempre sinto ...
    bom, tá na hora de ir fazer o meu treininho
    fica bem!!

    ResponderEliminar