sexta-feira, 16 de novembro de 2012

S.Lourenço do Bairro

Este é o nome da aldeia da sede de freguesia onde moro actualmente.  Talvez as coisas mais importantes que tenha neste momento sejam duas adegas modernas onde até já fizeram programas de tv e um palacete secular onde já fizeram novelas .Hoje fez parte do percurso do meu treino.
Foi um treino pacifico, sem pressões de tempo e com o objectivo de uns 8 kms



Data                               16-11-2012 16:47
Distância (km)                                    8,72
Tempo                                            0:40:53
Ritmo Médio (min/km)                       4:41
Vel. Média (km/h)                               12,8
Escalada (m)                          +39,4 / -26,8
Calorias                                                716


Bom , para quem gostar de História ,aqui pode ler umas notas sobre esta localidade e seu pelourinho.

Sao Lourenco do Bairro  - Anadia
A primeira referência conhecida a São Lourenço do Bairro é bem anterior à nacionalidade, datando de 883, quando D. Afonso III e D. Ximena, monarcas de Leão, fazem doação deste território ao bispo de Coimbra, D. Sisnando. Esta doação é confirmada em 1112, na pessoa do então bispo D. Crescónio, e dos cónegos de Santiago da cidade. É suposto ter recebido foral de D. Afonso III, em 1255, embora tal não esteja confirmado, nem pareça provável. O foral veio finalmente com D. Manuel, em 1514, criando um concelho que se manteria até 1835. À data do foral manuelino, o novo concelho pertencia ao senhorio de D. Pedro de Castro, 3º conde de Monsanto. Foi autónomo até 1853, data em que foi integrado no concelho de Anadia.
O pelourinho de São Lourenço terá sido construído na sequência do foral manuelino, embora se possa prolongar a sua cronologia durante a primeira metade do século XVI, como se depreende da análise tipológica do monumento. Levantado diante dos antigos Paços do Concelho e cadeia comarcã, sofreu diversos acidentes e subsequentes reconstruções, sendo a primeira conhecida aquela que refere Nogueira Goncalves no Inventário Artístico de Portugal; segundo o autor, “o pelourinho foi reerguido em frente dos antigos paços do concelho no meado do decénio de 40, aproveitando os fragmentos da antiga coluna”. Desta forma, depreende-se que do original restaria apenas a citada coluna, sendo de factura moderna os restantes elementos, incluindo a base. Mais tarde, em 1985, um camião derruba novamente o conjunto, que é reerguido apenas para ser mais uma vez deitado por terra. Em 1989, no local resta apenas a plataforma e a base da coluna. Por fim, em 1993 a Junta de Freguesia local procede à colocação de uma réplica, supostamente rigorosa, do monumento quinhentista. As pedras originais haviam sido recolhidas pela mesma entidade em 1990.
O pelourinho é constituído por um soco de quatro degraus quadrangulares, de rebordo, sobre o qual se ergue o conjunto da base, coluna e remate. A coluna assenta numa peça quadrangular com o rebordo superior moldurado, encimada por plinto. O fuste, cilíndrico e liso, possui base circular encimada por bocel, e é decorado a curta distância do topo e da base por duas finas molduras em meia-cana. Logo abaixo da moldura superior está um escudo com as armas nacionais, apontado. Nele assenta por sua vez o remate, composto por uma peça tronco-piramidal truncada, saliente, com rebordo superior, encimada por uma pinha sobre pequeno pedestal.
Uma fotografia do monumento levantado na década de quarenta, ainda integrando o fuste original, e reproduzida na obra acima citada, revela que este seria mais alto que o actual. A análise do pelourinho, quer de acordo com a reconstrução moderna, quer com base na fotografia indicada, revela tratar-se de obra da primeira renascença, cuja simplicidade clássica lhe confere alguma elegância.

Sem comentários:

Enviar um comentário