quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mapas da prova

 

Quem não sabe o que é um mapa de orientação, pode ver o que foram os mapas da minha prova de domingo. Estes mapas foram feitos a pensar na orientação em btt , mas também se podem usar em pedestre como foi o caso. A diferença é na ampliação e consequentemente nos detalhes. Geralmente em btt usa-se 1/20000 e na pedestre 1/10000 ou seja 1 cm no mapa equivale a 200 e 100 m. no terreno respectivamente.

Este  foi o mapa pedestre
Mapa de btt



Aqui foi a transição do pedestre para o btt... não havia tempo a perder.
Na entrada no recinto


 troca do cartão de controlo
 ida para as bikes

 dar uma dentada numa barrinha , vestir uns calções, calçar os sapatos de encaixe , capacete e luvas e  tá a andar... e sempre gente a chegar
 aí vamos nós
 chegada a um ponto de controlo
controla

 
e segue

 
 
Ainda não estão disponíveis as fotos da parte pedestre , mas já dá para ter uma ideia de como funcionam as corridas de aventura
Até mais.

9 comentários:

  1. Legal demais Sam.

    E parabéns pelo primeiro lugar. Isso é somente para os fortes.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Nesta modalidade , claro que o fisico é muito importante , mas além disso temos de estar sempre muito focados no mapa para tomar as decisões certas pois nem sempre o caminho mais curto é o mais rápido. E a sorte também tem de estar do nosso lado.
      Abraço

      Eliminar
  2. Olha, ontem estava a ver uma reportagem sobre um circuito de orientação que está a ser realizado no Alentejo e lembrei-me destas tuas provas! O mais parecido que fiz até hoje foi um peddy-paper! :)

    Boas corridas! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu soube dessas provas. Vários elementos do clube onde estou inscrito foram lá. Um dia tens de participar numa que aconteça aí por perto. São baratas e é muito divertidas.
      Eu este ano já não vou fazer o campeonato de oribtt, mas vou às que puder.(não há tempo para tudo)
      beijos

      Eliminar
  3. Orientação até deve ser bem fixe. Talvez um dia me dê para experimentar. Por enquanto fico-me só pelas corridas.
    Bons treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim. É um género de caça ao tesouro. Mesmo sem o espirito de competição é um treino valente. Tens de experimentar... nos "opens" podes ir com mais pessoas. Assim fica mais facil a orientação.
      beijos

      Eliminar
  4. Muitos parabéns Sam :)
    Estas provas devem ser muito complexas e interessantes, nunca experimentei. Até porque nas corridas sou um "zero à esquerda" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não és nada. Mulheres que gostam de desporto, são uma em cem e de btt ainda menos. Além disso até já ganhaste um prémio numa prova. Gosto da tua força de vontade :-)

      Eliminar
  5. Obrigada Sam. Neste momento é mesmo a bicicleta e o BTT que me dão algum alento...
    Até breve :-)

    ResponderEliminar