domingo, 20 de outubro de 2013

Relógio Gps à antiga

Esta semana que agora termina, fiz 5 treinos.(de Domingo a Sábado)

4 treinos de corrida onde fiz 48 kms em 4 horas certas e um treino de spinning de 1 hora.
Descansei no Domingo e na quarta feira.

Não foi uma semana fácil , pois trabalhei todos os dias de noite e só esta força de vontade , ou vicio como lhes queiram chamar , é que me (nos) leva a vestir o equipamento.

Estive aqui a digitalizar duas páginas duma das duas sebentas que tenho ( a mais antiga não sei onde pára) para voces verem como eu controlava os meus treinos antes de ter estes aparelhinhos que se chamam gps. Acho que já falei disto uma vez , mas não mostrei as páginas

O caderno estava dividido por percursos que eu usualmente fazia  e onde previamente  tinha medido a distancia nas cartas militares (mapas topográficos) com um medidor próprio . Este é um aparelhinho que tem uma rodinha na ponta e que conta a distancia ao passar sobre o mapa.

Tinha no trajecto, pontos chave tais como cruzamentos, muros , tabuletas ou outras coisas onde eu marcava os parciais no cronometro e assim sabia se estava a andar rápido ou lento.

Tinha um relógio muito engraçado ( ainda existe) que além de marcar os passos e contar a distancia , mediante o comprimento da passada que eu lá colocava, dizia-me as passadas por minuto e se eu estava abaixo ou acima da média nesse minuto.

Na estrada funcionava muito bem a medição do relógio, porque a passada é muito igual ( na meia maratona dava-me pouco mais de 100 m. de diferença) mas no monte não. Por isso eu media no mapa militar.

Chegava a casa e toca de passar os dados para o caderno... fiz isto desde 98 até 2005. Dois cadernos com dezenas de percursos diferentes... Grande maluco.

Agora é uma mordomia , é só ligar o cabo, dois clics e pronto...



Bom domingo

8 comentários:

  1. Viva o GPS facilitou a nossa vida com seus gráficos e tabelas e ainda sendo preciso, mas tira a beleza das contas e rabiscos. Sou do tipo que adora fazer listas e riscar tarefas pra mim esse tipo de coisa é lindo.
    Bons treinos
    Ju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Ju, agora tudo está mais facilitado. Os caderninhos estão fora de moda. Mas sim, era engraçado fazer aquela análise com o lápis numa mão e o relógio na outra.
      Beijo e boa semana

      Eliminar
  2. São tempos diferentes! O meu pai treinava com um casio, em percursos que já tinha passado de carro com o meu tio para medirem as distâncias. Já eu, antes de ter o gps, chegava a casa e recriava o percurso no gpsies. De futuro nem imagino que mais coisas virão!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No futuro, metemos um capacete, carregamos num botão,dormimos uma sesta no sofá e acordamos com uma maratona nas pernas... e esta hein?
      Boa semana!

      Eliminar
  3. Esse caderninho é uma relíquia! Deve ser bem guardado para mostrar às gerações mais novas!
    Hoje parece que já nem sabemos correr sem os "aparelhómetros" modernos!
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o rumo que as coisas estão a levar, a próxima geração nem acesso aos cadernos vai ter... quanto mais a gps ou brinquedos do género...
      Mas pronto , isso é para outros blogs...
      Esta era a minha solução na altura, pois um gps era carissimo e assim eu comtrolava os diversos percursos que corria.
      Bons treinos

      Eliminar
  4. Muito legal essas anotações Sam, seria legal colocar num quadro e pendurar na parede.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era também uma espécie de motivação. Marcava objectivos e tentava superá-los.
      Abraço

      Eliminar