sábado, 26 de outubro de 2013



Ao fim do dia fiz uma corrida de 18 kms aqui por caminhos , alguns deles enlameados e algum alcatrão. Também alguma altimetria para dificultar ... 175 m de ganho,
Devagar... demorei 1h 31m


Passei pertinho desta quinta abandonada , que devia ser de gente muito abastada , a ver pela vereda de entrada e tem até um moinho de água integrado na casa onde por baixo passa uma ribeira.
foto da net

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

sessão dupla

Sessão dupla antes de ir trabalhar.
Uma hora de bicla sem sair do lugar e 30 minutos a remar em seco. Queria ter ido andar de bicicleta na rua , mas tinha o tempo contado e de bicicleta pode haver imprevistos  e o chefe não quer saber de treinos...

Ontem corri  13,84 (km) em  1:06:40 ao Ritmo Médio (min/km) de 4:49 com + 120m. de declive e terminei cansado...

Bom fim de semana




terça-feira, 22 de outubro de 2013

A molha do ano

Tinha combinado para hoje uma jornada de btt na serra do Sicó.

Como ainda tenho 4 ou 5 dias de férias para este ano resolvi usar um e assim passar um dia de boa actividade desportiva e convívio com colegas que partilham de quase todos os mesmos gostos.

Mas quando me levantei às 7 e 15  vi logo que não ía ser fácil , pois o céu estava muito negro e o vento forte a chamar a chuva.

Quando estava a colocar a bicla no carro, começou a descambar água , que parecia o diabo... e nunca mais parou.

De qualquer modo fui bem preparado , com meias de chuva , um impermeavel em bom estado, etc.

O ponto de encontro foi numa aldeola perto do Rabaçal, (aquela localidades dos famosos queijos serranos) e às 9 horas estávamos a partir , 19 malucos debaixo duma chuva intensa.

O pior começou logo no inicio , nos single tracks a subir forte com muita pedra escorregadia em que se a gente cai anda uns bons metros por ali abaixo... perigoso mesmo. Eu que até nem tenho grande medo dessas coisas, ía um bocado receoso,

Mas uma das desvantagens de grupos numerosos é que há uns lentos e outros mais rápidos  e por isso  , a juntar com uma corrente partida e dois furos , o progresso não era grande coisa.
Por isso estão a ver, grupos mais à frente à espera nos cruzamentos debaixo de chuva intensa, não era nada agradável...

Deve ser um passeio espetacular , com vistas sublimes na primavera

A volta prevista era de 40 kms e acabámos por fazer apenas 15 em 1h 25m mas mesmo assim com mais de 500 metros de subidas acumuladas.

No regresso tomámos banho nos lavadouros públicos dessa aldeia deserta com uma mangueira que um deles trouxe, e até achámos que a água estava boa ... grande pancada, tomar banho ,  alí mesmo ao lado da estrada heheh (claro que não havia ninguém estranho aos rapazes  do grupo).

Depois seguimos nos carros para a aldeia dum deles para a segunda parte...

A segunda parte já foi melhor, dois amarelinhos à moda da Bairrada e bastante vinho para a maior parte destes "atletas" .

Bom, para terminar já em casa ao fim do dia fui correr 8 kms para que a minha consciência não ralhasse tanto comigo por causa do super almoço...


quando terminámos e já nos automoveis , parou de chover.
Esta foto foi tirada já no regresso dentro do carro, a um dos montes que subimos

domingo, 20 de outubro de 2013

Ao final do dia

Ao final do dia fui fazer a minha corrida nas calmas , ouvindo musica e curtindo as vistas.
Só olhei para o relógio para controlar as pulsações porque ontem , sem fazer grande esforço, as pulsações subiam facilmente a mais de 170, o que não é muito normal naquele tipo de terreno.
Ainda apanhei uns pingos na carola o que também não foi mau.
Parei duas vezes , uma para ajeitar a banda peitoral que me estava a cair e outra para fazer uns alongamentos.

Sem título por samoliveira no Garmin Connect - Detalhes 



Relógio Gps à antiga

Esta semana que agora termina, fiz 5 treinos.(de Domingo a Sábado)

4 treinos de corrida onde fiz 48 kms em 4 horas certas e um treino de spinning de 1 hora.
Descansei no Domingo e na quarta feira.

Não foi uma semana fácil , pois trabalhei todos os dias de noite e só esta força de vontade , ou vicio como lhes queiram chamar , é que me (nos) leva a vestir o equipamento.

Estive aqui a digitalizar duas páginas duma das duas sebentas que tenho ( a mais antiga não sei onde pára) para voces verem como eu controlava os meus treinos antes de ter estes aparelhinhos que se chamam gps. Acho que já falei disto uma vez , mas não mostrei as páginas

O caderno estava dividido por percursos que eu usualmente fazia  e onde previamente  tinha medido a distancia nas cartas militares (mapas topográficos) com um medidor próprio . Este é um aparelhinho que tem uma rodinha na ponta e que conta a distancia ao passar sobre o mapa.

Tinha no trajecto, pontos chave tais como cruzamentos, muros , tabuletas ou outras coisas onde eu marcava os parciais no cronometro e assim sabia se estava a andar rápido ou lento.

Tinha um relógio muito engraçado ( ainda existe) que além de marcar os passos e contar a distancia , mediante o comprimento da passada que eu lá colocava, dizia-me as passadas por minuto e se eu estava abaixo ou acima da média nesse minuto.

Na estrada funcionava muito bem a medição do relógio, porque a passada é muito igual ( na meia maratona dava-me pouco mais de 100 m. de diferença) mas no monte não. Por isso eu media no mapa militar.

Chegava a casa e toca de passar os dados para o caderno... fiz isto desde 98 até 2005. Dois cadernos com dezenas de percursos diferentes... Grande maluco.

Agora é uma mordomia , é só ligar o cabo, dois clics e pronto...



Bom domingo

sábado, 12 de outubro de 2013

consertos

Como disse ontem, tive de ver o que se passava com o desviador traseiro da bicla. Lá arranjei um tempinho, (sou uma pessoa muito ocupada :) ) e à boa maneira portuguesa lá tentei desempenar o engenho.

Como estava com medo dele partir ao tentar forçar, tive de mudar de estratégia...

Há uma pecinha em alumínio relativamente frágil que faz a ligação entre o quadro e o desviador que se chama drop out. Ou seja , em caso de um galho mais forte ou outro objecto se meter na corrente ou no desviador , é esse drop out que parte e assim o quadro fica intacto.

Aqui o "Inginheiro" lembrou-se então de dobrar o drop out no sentido inverso do empeno do desviador  e assim , como as "forças inversas" se anulam , o desviador ficou direitinho... assunto resolvido.

Eram quase 18 horas quando acabei isto, nem era para andar de bike hoje, mas fiquei curioso para ver se as mudanças estavam a entrar bem...

Muni-me de luzes e fiz-me à estrada...

Conclusão, cheguei a casa já passava das 20  com 52 kms percorridos à média de 25,2 km/h.

Ah, ficou melhor? Sim , ficou,  mas os consertos de recurso valem o que valem... já nunca fica 100%

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Semana depois da meia

A constipação e rouquidão já foram.

Na segunda-feira fui fazer um treininho de recuperação de 6,5 kms a 5:16/km. para aliviar as tensões musculares da corrida de domingo.

Na terça descansei...

Na quarta-feira fiz um treino descontraído de 8,40 km a 5:03/km ao fim da tarde.

Ontem quinta , fiz um treino ritmado sem paragens de 10,96 kms a 4:41/km. Este treino já foi um treino normal, em que o ritmo é aquele que eu costumo correr quando ando por aí ...cruzeiro.

Hoje cheguei do trabalho e peguei na minha pretinha que por acaso está um bocado mal... o desviador traseiro está empenado por causa dum pau que lá se meteu e as mudanças não estão certinhas como eu gosto... amanhã tenho de ver se consigo desempenar o dito.

Fiz uma pinhalada sem stress  de 34 km com D+300 em 1h40m .
Até deu para fazer um jogo... perder o bidão ( cantil) e depois voltar para trás para ver se o encontrava... desta vez ganhei, mas numa curva mais apertada entrei em excesso de velocidade  e mandei um espalho , que até "abri a boca"...  Foi a comemoração de ter achado o bidão.
Por acaso nem me aleijei, mas é assim que elas acontecem... apenas feriu o meu orgulho...




a burra tava nervosa


só para o "armanço"
 
Bom fim de semana ... a treinar claro

domingo, 6 de outubro de 2013

Ovar

Este ano não me deixei dormir e  portanto tive tempo de tomar um pequeno almoço nas calmas, e ir sem stress para Ovar.
Mas ao contrário do ano passado , tive uma semana péssima por causa da gripe, e ainda estou a recuperar duma tendinite no joelho.
Assim , fiz mais 4 minuto que no ano passado, porque tive um inicio um pouco lento e  estava sempre a defender-me por causa do joelho e  sentia a cabeça atrofiada por causa da rouquidão... (se estivesse bem , se calhar ainda fazia pior hehe)

Tempo do chip - 1h 35m 48s
Não encontrei ainda fotos da prova ... fica para depois
Até mais

sábado, 5 de outubro de 2013

Ricardo Abad Martinez


Aqui ao lado , temos o Ricardinho, que é sobrenatural.
O seu desafio anterior foi correr 607 maratonas em 607 dias consecutivos. Conseguem imaginar?
Eu não...
Presentemente o seu desafio é 52 Iron man em 52 semanas. Já está quase no fim...


http://en.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Abad

Com o Gui

Neste dia nem era para fazer nada.
Acordei um bocado entupido  e tomei o pequeno almoço.
Olhei pela janela e estava um sol bonito e comecei a ficar com vontade de dar uma voltinha.
Perguntei ao Gui se ele queria ir fazer um treininho de 6 kms no parque... claro que ele disse logo que sim
Foi porreiro,   corremos ao ritmo dele , parámos de 2 em dois km sem stress, e mesmo assim fizémos 5:45 /km...
Hoje sinto-me muito melhor, amanhã lá estarei para ir buscar a sacola com as cenas da Nestlé... lá perto , em Avanca há uma fábrica desta marca e eles costumavam dar uma  sacada de chocolates e coisas doces. No ano passado já foi bastante menos, espero que este ano ainda dêem alguma coisita . ( a crise é madrasta).   :(


Desejo sorte a todos os meus amigos desportistas e os que vão correr em Leiria , espero que não envergonhem a Bairrada.
Vocês sabem que o nosso lema é :   " Mais vale fazer mal que estragar-se"  ahaha, brincadeira.
Até mais

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A gripe ataca

Hoje ando super rouco, o corpo quebrado, e aquela sensação de doentinho.
Mesmo assim fui correr , uma corrida sofrida, mas que aos poucos foi melhorando.
Ainda por cima o joelho estava a dar sinal, que seca !!!
No  final , a rouquidão tinha passado... engraçado não?  Pena que agora estou na mesma  , mas pronto, pelo menos limpei os canais respiratórios .



Data            03-10-2013 18:06

Distância (km)                10,91

Tempo                         0:52:56

Ritmo Médio (min/km)    4:51

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Hoje  fui correr no parque, Desde a molha de sábado , que sinto a garganta inflamada e estou um bocadinho quebrado. Mas é fruta da época e acho que o duche a 35 graus também não ajudou muito...
É que o sol não aqueceu a água e tive preguiça de ir ligar o esquentador, pois já estava prontinho para entrar no chuveiro.
Em relação à minha tendinite , aquela da "pata de ganso", já está melhorzita... ainda sinto que algo não está bem, mas durante os treinos , depois de aquecer , fico melhor...
Para domingo em Ovar não queria fazer mais de 1h35 , , mas com o andamento que ando agora, vai ser difícil... embora esteja com o peso normal, sinto-me "pesado", por outro lado não queria forçar o ritmo para não chegar ao fim a mancar.
A corrida hoje foi sem chuva, com temperatura de 19º , portanto uma temperatura ideal.


Distância (kms)     Tempo  Divisão de tempo 
1,00                       0:05:14         5:14                        
2,00                       0:10:15         5:00                        
3,00                       0:15:06         4:51                         
4,00                       0:19:53         4:46                        
5,00                       0:24:32         4:39                         
6,00                       0:29:23         4:51                        
7,00                       0:33:59         4:35                         
8,00                       0:38:41         4:42                        
9,00                       0:43:15         4:33                         
10,00                     0:47:59         4:44                        
11,00                     0:52:32         4:32                        
12,00                     0:57:16         4:44                         
13,00                     1:01:36         4:19                        
13,12                     1:02:05         0:28